Alfa Romeo Stelvio Forum banner

Rotinas MES e Mudança de Óleo

3.2K views 13 replies 4 participants last post by  DavidM17  
#1 ·
Olá,

investi no kit MES para fazer as minhas próprias mudanças de óleo.

O MES está instalado e a funcionar corretamente (também instalei o SGW) e consegui definir algumas opções, etc.

A minha questão é que rotinas as pessoas executam quando fazem uma mudança de óleo? (não um serviço completo, mas sim uma mudança de óleo a meio do serviço @ 5k milhas)

Encontrei a rotina de Mudança de Óleo na secção de ajustes do Módulo de Gestão do Motor para repor as adaptações multiair para compensar o óleo envelhecido.
Mais alguma coisa? o que eu fiz.
Existe outra rotina na mesma secção de ajustes chamada Repor parâmetros de auto-adaptação que tem como descrição "Esta função restaura os valores originais de fábrica dos parâmetros de auto-adaptação na unidade de controlo" Para que serve isto?
Além disso, notei que o nível de degradação do óleo em % na secção de parâmetros permanece o mesmo, mesmo após a execução da rotina de Mudança de Óleo. O MES pode repor isto? ou apenas ao executar a rotina de Reposição do Intervalo de Serviço? (Evitei isto porque não queria repor o contador de serviço, pois estamos a meio do caminho). Entendo que o stelvio tem dois contadores, um para mudança de óleo e outro para serviço, pode o MES repor ambos independentemente?

Obrigado

BB

#2 · (Edited)
Existe outra rotina na mesma seção de ajustes chamada Reset de parâmetros de auto-adaptação que tem "Esta função restaura os valores originais de fábrica dos parâmetros de auto-adaptação na unidade de controle" como descrição. Para que serve isso?
Boa pergunta!

Se esse for o parâmetro em que estou pensando, NÃO mexa nessa configuração!

Há muito tempo, acredito que mexi nesse parâmetro e meu painel de instrumentos entrou no modo árvore de Natal completo. O carro andava normalmente, MAS eu estava suando frio ao longo de um dia inteiro enquanto dirigia pela cidade com meu laptop e continuava entrando em estacionamentos, escaneando e limpando as falhas uma por uma com o MES.

Quanto à sua pergunta sobre a degradação do óleo em %, você não pode mudar isso. No início, enquanto aprendia sobre o MES, também notei isso, perguntei sobre isso e me disseram que não era possível. Eu troco o óleo e o filtro com tanta frequência que não me preocupo com isso (2.000 - 3.000 milhas nos EUA).

Basta fazer os dois primeiros procedimentos que você listou e dar por encerrado - fique feliz por todos os $$$$ que você economizou e abra uma bebida gelada para adultos :cool:

Espero que isso ajude - confira a postagem nº 9 e os dois links incorporados na postagem no Fórum Giulia

Link: https://www.giuliaforums.com/threads/first-oil-change.65321/?post_id=1108060#post-1108060

#3 ·
Após a troca de óleo, você o redefine em dois lugares - em Serviço e depois na ECU do motor - troca de óleo.
Você pode alterar o intervalo de serviço para a distância desejada. Acho que foi descrito em giuliaforums.com como fazer isso junto com a forma de redefinir o número do cupom.
Se a degradação do óleo % não mudar após o procedimento de "troca de óleo" na ECU do motor, significa que ele não foi concluído com sucesso. Repita o procedimento. Uma redefinição bem-sucedida mostrará ~100% de degradação do óleo.

#6 ·
nós
depois da troca de óleo, você o reinicia em dois lugares - em Serviço e depois na ECU do motor - troca de óleo.
você pode alterar o intervalo de serviço para a distância desejada. Acho que foi descrito em giuliaforums.com como fazer isso junto com a reinicialização do número do cupom.
Se a degradação do óleo % não mudar após o procedimento de "troca de óleo" na ECU do motor, significa que não foi concluído com sucesso. Repita o procedimento. Uma reinicialização bem-sucedida mostrará ~100% de degradação do óleo.
Então eu entendo.
Eu só executei o procedimento de troca de óleo até agora e apenas uma vez. O valor de degradação do óleo ainda está mostrando 40% (o que indicaria que está um pouco mais da metade do caminho para o próximo serviço, alinha-se com o que eu esperaria, pois estou fazendo uma troca de óleo provisória) No entanto, você está dizendo que o procedimento de troca de óleo DEVE redefinir esse valor para 100%. Se não o fez, então falhou? de alguma forma, embora o MES tenha mostrado uma mensagem 'concluído' com '0'.

A segunda parte do seu comentário, Ao fazer uma troca de óleo (não um serviço completo), você ainda precisa executar AMBOS o procedimento de reinicialização do intervalo de serviço E o procedimento de troca de óleo? Isso não vai redefinir o contador geral de serviço? o que mostraria a quilometragem total para o próximo serviço (tenho um carro com especificações do Reino Unido, então o intervalo de quilometragem é fixado em 9326 por algum motivo) o que eu não quero fazer, pois ainda faltam 4 mil milhas para o próximo serviço.

Obrigado

BB

#4 · (Edited)
Olá @shpuncik

Ao usar o MES, no mercado dos EUA para Stelvios e Giulias, não podemos alterar a distância da troca de óleo no sistema de infoentretenimento - estamos presos a 9.600 milhas. Tentei programá-lo para 3.000 milhas, mas o MES apenas usa a configuração padrão de 9.600

Novamente, ao usar o MES, em carros dos EUA, quando ficamos sem os cupons de serviço necessários para exibir informações de troca de óleo no sistema de infoentretenimento, precisamos fazer um Alinhamento de Proxy para recuperar os cupons de serviço quando atingimos 0 (9 cupons de serviço é o máximo que podemos programar - se eu me lembro corretamente).

Quanto à Degradação do Óleo - em carros dos EUA, o MES parece não ser capaz de alterar esse número. Tentei e não consegui mudar, e falei com outras pessoas nos EUA que tiveram o mesmo problema. No meu caso, fazendo trocas de óleo a cada 2.000 a 3.000 milhas, não é uma preocupação e mentalmente eu segui em frente (mas posso entender como é uma preocupação para outros).

O cara que escreve o MES está na Bulgária e provavelmente faz seus testes de software em carros com especificações da UE. Se alguém nos EUA quiser escrever sobre suas experiências com o MES em relação a esses assuntos, por favor, junte-se à conversa :)

#5 ·
Olá @shpuncik

Ao usar o MES, nos Stelvios e Giulias do mercado americano, não podemos alterar a distância da troca de óleo no sistema de infoentretenimento - estamos presos a 9.600 milhas. Tentei programá-lo para 3.000 milhas, mas o MES apenas usa a configuração padrão de 9.600

Novamente, ao usar o MES, em carros americanos, quando ficamos sem os cupons de serviço necessários para exibir informações de troca de óleo no sistema de infoentretenimento, precisamos fazer um Alinhamento de Proxy para recuperar os cupons de serviço quando atingimos 0 (9 cupons de serviço é o máximo que podemos programar - se eu me lembro corretamente).

Quanto à Degradação do Óleo - em carros americanos, o MES parece não ser capaz de alterar esse número. Eu tentei e não consegui mudar, e falei com outras pessoas nos EUA que tiveram o mesmo problema. No meu caso, fazendo trocas de óleo a cada 2.000 a 3.000 milhas, não é uma preocupação e mentalmente eu segui em frente (mas posso entender como é uma preocupação para outros).

O cara que escreve o MES está na Bulgária e provavelmente faz seus testes de software em carros com especificações da UE. Se alguém nos EUA quiser escrever sobre suas experiências com o MES em relação a esses assuntos, por favor, junte-se à conversa :)

#8 ·
Atualização,

Graças a @shpuncik, executei novamente a rotina de Mudança de Óleo no MES algumas vezes e, com certeza, o carro exibiu uma mensagem "Mudança de óleo feita" no painel de instrumentos e o contador de degradação do óleo foi redefinido para 99%. O contador de Intervalo de Serviço separado no sistema de infoentretenimento (que mostra milhas e dias para o próximo serviço) não foi afetado e está mostrando a contagem correta.

A revisão principal não é devida por aproximadamente 3900 milhas, então estamos bem. Nesse ponto, executarei os procedimentos de redefinição do intervalo de serviço e de troca de óleo no MES.

Boas viagens pessoal.

BB

#10 · (Edited)
@BobbyBox

Ajude seus irmãos e esclareça a combinação de instruções vencedoras para nós. :)

Qual é o procedimento que você está repetindo várias vezes para obter a redefinição do contador de degradação do óleo de 40% para o nível de 100%?

E fazer este procedimento várias vezes para chegar a 100% não usou vários cupons de serviço ou?
OK.

@BobbyBox

...Qual é o procedimento que você está repetindo várias vezes para obter a redefinição do contador de degradação do óleo de 40% para o nível de 100%?
Eu repito o item 11 da lista abaixo até que o nível de degradação do óleo seja redefinido e você receba a mensagem "Troca de óleo concluída" no painel de instrumentos.
Após concluir a troca de óleo:
[1] Certifique-se de que o SGW está instalado (se necessário)
[2] Conecte o adaptador OBDII (no meu caso, é um OBDLink MX+)
[3] Ligue o carro usando o botão de partida (não ligue o motor)
[4] Inicie o MultiEcuScan (no meu caso, é a versão iOS 2.4 rodando em um iPhone 15 Pro Max)
[5] Depois de conectado (vou assumir que você já tem uma configuração funcionando), você pode selecionar seu veículo específico
[6] Escolha "Gerenciamento do Motor" na lista de módulos disponíveis
[7] Escolha Magneti Marelli IAW 10JA CF6/EOBD Injection (diesel e V6 podem ser diferentes, este é o meu 2.0 a gasolina) como o tipo de módulo e clique em conectar
[8] Depois que o MES estiver conectado, selecione "Parâmetros" na linha inferior de ícones (na versão iOS de qualquer maneira)
[9] Na tela "Parâmetros", role para baixo e você pode ver o "Nível de degradação do óleo" atual. Pode ser necessário selecionar a marca de seleção na parte superior da tela para ativar o MES para exibir esses valores.
[10] Usando os ícones ao longo da parte inferior, selecione "Ajustes"
[11] Na tela "Ajustes", selecione "Troca de óleo" e siga as instruções na tela.
[12] Desligue o carro e espere 60 segundos antes de ligá-lo novamente (não ligue o motor).

Você pode precisar executar 11 e 12 algumas vezes até ver o "Nível de degradação do óleo" redefinido para 99% na tela "Parâmetros" e uma mensagem "Troca de óleo concluída" no painel de instrumentos.

[13] Repita as etapas 3 a 9 para verificar se o parâmetro "Nível de degradação do óleo" foi redefinido para 99%

@BobbyBox

...E fazer este procedimento várias vezes para chegar a 100% não usou vários cupons de serviço ou?
não, não usa (y)
Lembre-se, se você ficar sem cupons, execute um alinhamento PROXI com o MES, ele redefinirá o número de cupons para 10 de qualquer maneira.

Espero que isso ajude

BB

#12 ·
Então, fiz a minha troca de óleo anual e estou tentando usar o MES para redefinir os parâmetros do óleo do motor, sem sucesso. Isso aconteceu no ano passado também e eu simplesmente desisti. Executei o procedimento seis vezes e ele diz completo toda vez, mas nunca recebo a mensagem de troca de óleo concluída e os parâmetros nunca são redefinidos. Consegui redefinir o intervalo de serviço sem problemas.

Tenho um quad de 2022 e estou me perguntando se há algo diferente entre o quad e o 2.0. Alguém mais com um quad de 2022 ou posterior usou o MES para o procedimento de troca de óleo com sucesso? Eu fiz um alinhamento de proxy para alterar outros parâmetros, então sei que o próprio MES está funcionando corretamente.

#14 ·
Sim, eu tenho o bypass SGW. Suspeito que a redefinição do parâmetro de óleo não faça nada em um quad, pois isso parece ser mais sobre o sistema multi-air ou não funciona em carros dos EUA. fast_dave disse anteriormente neste tópico que não funcionava em carros dos EUA, mas ele ia testá-lo fazendo várias redefinições e relatando; mas ele nunca fez.