Alfa Romeo Stelvio Forum banner
41 - 60 of 76 Posts
Alguém já tentou isso em um Stelvio 2020? Eu quero muito fazer isso, mas também estou com muito medo. Vejo que o layout do botão ACC mudou para 2020. Isso significa alguma coisa ao reconfigurar o Multiecuscan?

View attachment 20667

É possível fazer o mesmo com o Lane keep Assist e o Lane Departure Warning? E não consigo obter a parte do botão ACC em nenhum lugar. Pode aconselhar? Muito obrigado @KGB.
Olá
Você conseguiu obter mais informações de @KGB sobre as ajudas de condução?
OBRIGADO

A interface Cantier é bastante cara (600 euros+ se não me engano). Existe alguma outra opção para a conexão MES para fazer o alinhamento proxy?
O ELM poderia funcionar com todos os cabos adicionais?

A interface Cantier é bastante cara (600eur+ se não me engano). Existe alguma outra opção para a conexão MES para fazer o alinhamento proxy?
O ELM poderia funcionar com todos os cabos adicionais?
você sempre pode verificar o site da MES - cantiecar+MES eles vendem por ~280EUR. você pode ir com ELM, mas eu sugeriria OBDLink SX, pois o ELM foi descontinuado.

Olá,
Eu atualmente tenho um Stelvio 2021 que não tem o controle de cruzeiro adaptativo. Eu também não tenho assistência de manutenção de faixa.
Do que eu entendo, eu tenho que pegar o bloco que está na foto em anexo.
Por outro lado, eu vasculhei todos os fóruns falando sobre adicionar ACC, mas nenhum menciona a referência OEM deste bloco.
Eu estou certo?
Você poderia me ajudar?

Além disso, é possível adicionar o ACC a um 2021 usando MES?

OBRIGADO! :)

Alguém já pediu a um concessionário para fazer isso? Estou a considerar pedir a um concessionário que está a vender um Stelvio de 2021 usado como parte das negociações, mas não tenho a certeza se eles seriam autorizados a fazer uma modificação como esta, uma vez que tecnicamente não é suportada pelo fabricante.

Alguém pediu a um revendedor para fazer isso? Estou considerando perguntar a um revendedor que está vendendo um Stelvio 2021 usado como parte das negociações, mas não tenho certeza se eles teriam permissão para fazer uma modificação como essa, pois tecnicamente não é suportada pelo fabricante.
Eu duvido seriamente que eles o deixassem terminar a frase, é uma instalação apenas de fábrica e anularia os itens da garantia.

Se você realmente quer ACC, procure um carro que o tenha.

Um pequeno guia de como instalá-lo:

FAÇA POR SUA CONTA E RISCO.

Bem, primeiro você precisa dos botões do volante com o botão ACC. O número da peça EPER é: 156130459
Você também precisa ter o radar e a câmera dianteiros, o procedimento é o mesmo para o Giulia :)

0. Se você não quiser remover a bateria, é melhor deixar a chave longe do carro para que ele não entre no modo de espera. Além disso, se o seu carro tiver SGW, você precisará de algumas etapas adicionais.

1. Você precisa remover o airbag do volante. Há um clipe acessível pela parte inferior do airbag com uma chave de fenda chata... você o pressiona com a chave de fenda e o airbag deve sair. Há cabos conectados ao airbag, então tome cuidado e você também deve removê-los.

2. Desconecte todos os cabos.

3. Remova o volante do carro, será muito mais fácil trabalhar dessa forma. Em seguida, desaperte os 3 parafusos na parte traseira... um atrás de cada painel de botões e um na parte inferior do volante. Em seguida, trabalhando na parte inferior do volante, você precisa soltar a tampa de plástico que parece alumínio usando uma chave de fenda de plástico para clipes ou algo semelhante, MAS tome cuidado para não danificar o couro do volante. Existem duas grandes presilhas de plástico quase no meio do volante, localizadas abaixo do airbag. Solte-os com cuidado.

4. Depois de remover a tampa de plástico, você pode remover os botões. Talvez seja uma boa ideia instalar o botão vermelho de ligar/parar, se quiser, neste momento. Os botões têm sua própria fiação, então tome cuidado com isso também. Leve o seu tempo e não se apresse, não é um trabalho muito difícil.

5. Substitua os botões pelos novos. Em seguida, coloque tudo de volta.

6. Conecte o Multiecuscan ao seu ABS e verifique se o volante está em 0,00 graus

7. Ligue o carro sem ligar o motor, conecte o Multiecuscan (MES) e vá para o alinhamento Proxi.

8. Na parte onde você vê que o controle de cruzeiro está ativado... desative-o. Vá para o controle de cruzeiro adaptativo e ative-o.

9. Faça o alinhamento proxi. É melhor usar a interface Wifi Cantier (ou seja, a versão mais recente da interface que possui wifi e BT) com MES, pois ELM327 ou outras interfaces podem falhar em alguns módulos.

10. Quando o alinhamento proxi terminar, você terá códigos de erro em algumas ECUs e precisará de adaptação da ECU do ABS. Neste ponto, o carro está no modo de segurança e você não poderá movê-lo!!! Não entre em pânico. MAS, por precaução, caso tudo dê errado, estacione o carro em um lugar onde ele possa ficar até a chegada do guincho.

11. Vá para a ECU do ABS e vá para os parâmetros. Verifique se o volante está em 0,00 graus, ou seja, 100% no centro, sem virar para a esquerda ou para a direita... então vá para os ajustes e faça a redefinição do volante.

12. Depois disso, faça uma redefinição da pressão do freio.

13. Também faça a redefinição dos sensores YAW.

14. Exclua os erros DTC na unidade ABS

15. Desligue o carro e espere alguns minutos.

16. Ligue o carro novamente e vá para a ECU do motor, exclua os DTCs também. Depois que o alinhamento proxi for concluído, você terá erros em muitas ECUs. (seu motor pode começar a tremer um pouco.... não entre em pânico :) na maioria dos casos não acontece. A questão é que o motor está perdendo a conexão com a unidade ABS, para dizer de forma resumida e algumas outras coisas.

17. Depois de excluir dtc na ecu do motor, vá para todas as outras ecu e exclua os erros também.

18. Desligue o carro e espere.

19. Ligue o carro, pressione os botões de controle de cruzeiro e ACC e olhe para o visor para ver se os ícones aparecem.

20. Encontre uma boa estrada e, com um amigo na sua frente, experimente o ACC e aprenda como ele funciona... leia também o manual do proprietário antes disso.

21. Sempre olhe para a estrada à frente e esteja preparado para frear.

22. Aproveite seus passeios e esteja seguro

p.s: anexarei fotos mais tarde
Obrigado por compartilhar isso. Tenho muitas perguntas, pois meu MultiScanECU tem rótulos diferentes para tudo em comparação com o que é mencionado na postagem. Espero que alguém possa confirmar...

Vá para a ECU do ABS e vá para os parâmetros.
Isso é ABS > Continental ABS MK C1, certo?

Isso é chamado de "calibração do sensor de pressão"?

Isso é chamado de "calibração do sensor de aceleração lateral e longitudinal?

Obrigado por compartilhar isso. Tenho muitas perguntas, pois meu MultiScanECU tem rótulos diferentes para tudo em comparação com o que é mencionado na postagem. Espero que alguém possa confirmar..

Isso é ABS > Continental ABS MK C1, certo?

Isso é chamado de "calibração do sensor de pressão"?

Isso é chamado de "calibração do sensor de aceleração lateral e longitudinal"?
a resposta é sim para tudo

Alguém já tentou isso em um Stelvio 2020? Eu quero muito fazer isso, mas também estou com muito medo. Vejo que o layout do botão ACC mudou para 2020, isso significa alguma coisa ao reconfigurar o Multiecuscan?

View attachment 20667

É possível fazer o mesmo com o Lane keep Assist e o Lane Departure Warning? e não consigo encontrar a peça do botão ACC em nenhum lugar. você pode aconselhar? Muito obrigado @KGB.
Acabei de encontrar o número da peça, 156150666! Encontrei a peça no eBay e encontrei o número da peça na foto. Acabei de comprar a peça para o meu 2020, avisarei após tentar instalá-la.

Para os modelos de 2020 (e posteriores), que incluem FCW+ e monitorização ativa de pontos cegos com manutenção de faixa, entendo que o Adaptive Cruise Control faz parte do pacote Active Driver Assist que, de acordo com um autocolante no vidro, inclui os seguintes recursos:

Image

Isso significa que com o módulo de botões do volante correto (linkado acima), também posso ativar:
Highway Assist System
Traffic Jam Assist
Lane Keep Assist
Traffic Sign Recognition
?

Tenho que verificar no MES, mas não me lembro de ver esses ajustes listados, então estou me perguntando se eles fazem parte de outro ajuste.

Obrigado

Olá, tenho esta situação, quero cancelar o ACC no meu carro (alfa romeo stelvio 2021, se você já configurou o ACC e tem um botão CC à esquerda, preciso deste botão, se alguém puder enviá-lo, serei muito grato, obrigado pela sua atenção

Olá, tenho esta situação, quero cancelar o ACC no meu carro (alfa romeo stelvio 2021, se já tiver definido o ACC e tiver um botão CC à esquerda, preciso deste botão, se alguém puder enviá-lo, serei muito grato obrigado pela sua atenção

Um pequeno guia de como instalá-lo:

FAÇA POR SUA CONTA E RISCO.

Bem, primeiro você precisa dos botões do volante com o botão ACC. O número da peça EPER é: 156130459
Você também precisa ter o radar dianteiro e a câmera, o procedimento é o mesmo para o Giulia :)

0. Se você não quiser remover a bateria, é melhor deixar sua chave longe do carro para que ele não entre no modo de espera. Além disso, se o seu carro tiver SGW, você precisará de algumas etapas adicionais.

1. Você precisa remover o airbag do volante. Há um clipe acessível pela parte inferior do airbag com uma chave de fenda chata..você o pressiona com a chave de fenda e então o airbag deve sair. Há cabos conectados ao airbag, então tenha cuidado e você também deve removê-los.

2. Desconecte todos os cabos.

3. Remova o volante do carro, será muito mais fácil trabalhar dessa forma. Em seguida, desaperte os 3 parafusos na parte de trás... um atrás de cada painel de botões e um na parte inferior do volante. Em seguida, trabalhando na parte inferior do volante, você precisa soltar a tampa de plástico que parece alumínio usando uma chave de fenda de plástico para clipes ou algo semelhante, MAS tome cuidado para não danificar o couro no volante. Existem dois clipes de plástico grandes quase no meio do volante, localizados abaixo do airbag. Solte-os com cuidado.

4. Depois de remover a tampa de plástico, você pode remover os botões. Talvez seja uma boa ideia instalar o botão vermelho de parada de partida, se você quiser, neste momento. Os botões têm sua própria fiação, então tome cuidado com isso também. Leve o seu tempo e não se apresse, não é um trabalho muito difícil.

5. Substitua os botões pelos novos. Em seguida, coloque tudo de volta.

6. Conecte o Multiecuscan ao seu ABS e verifique se o volante está em 0,00 graus

7. Ligue o carro sem ligar o motor, conecte o Multiecuscan (MES) e vá para o alinhamento Proxi.

8. Na parte onde você vê que você tem o controle de cruzeiro ativado... desative-o. Vá para o controle de cruzeiro adaptativo e ative-o.

9. Faça o alinhamento proxi. É melhor usar a interface Wifi Cantier (o que significa a versão mais recente da interface que possui wifi e BT) com MES, pois ELM327 ou outras interfaces podem falhar em alguns módulos.

10. Quando o alinhamento proxi terminar, você terá códigos de erro em algumas ECUs e precisará de adaptação da ecu ABS. Neste ponto, o carro está em modo de segurança e você não poderá movê-lo!!! Não surte. MAS, por via das dúvidas, se tudo der errado, estacione o carro em algum lugar onde ele possa ficar até a chegada do guincho.

11. Vá para a ecu ABS e vá para os parâmetros. Verifique se o volante está em 0,00 graus, o que significa 100% no centro, não gire para a esquerda ou para a direita... então vá para os ajustes e faça a redefinição do volante.

14. Exclua erros DTC na unidade ABS

15. Desligue o carro e espere alguns minutos.

16. Ligue o carro novamente e vá para a ecu do motor, exclua os DTCs lá também. Depois que o alinhamento proxi terminar, você terá erros em muitas ecus. (seu motor pode começar a tremer um pouco... não surte :) na maioria dos casos não acontece. A questão é que o motor está perdendo a conexão com a unidade ABS, para dizer de forma resumida, e algumas outras coisas.

17. Depois de excluir dtc na ecu do motor, vá para todas as outras ecus e exclua os erros também.

18. Desligue o carro e espere.

19. Ligue o carro, pressione os botões de controle de cruzeiro e acc e olhe para o visor para ver se os ícones aparecem.

20. Encontre uma boa estrada e com um amigo na sua frente experimente o ACC e aprenda como ele funciona... leia também o manual do proprietário antes disso.

21. Sempre olhe para a estrada à frente e esteja preparado para frear.

22. Aproveite seus passeios e esteja seguro

p.s.: anexarei fotos mais tarde
Pode me dar seu botão antigo?

Pode me dar o seu botão antigo?
Eu vou ficar com o meu caso eu queira mudar de volta. Aqui está um conjunto de ambos os módulos de botões com acabamento de um 2020+ por $150 Alfa Romeo Stelvio Volante Multifunções Áudio Cruise Start Switch OEM | eBay

FYI Eu acredito que o que eu linkei, embora para um Stelvio mais antigo, deve funcionar bem em qualquer ano. AFAIK o módulo de botões tem lógica para enviar o comando certo para o carro com base no botão real pressionado, não apenas na localização do botão pressionado.

Fiz esta atualização hoje. Meu carro é um Stelvio Ti sport 2020. Ele tem volante aquecido e monitoramento ativo de ponto cego com motor do volante. Demorou um pouco mais de uma hora do início ao fim. Aqui estão meus pensamentos e algumas dicas:

Instalação:
  • Remover o módulo do airbag/buzina foi muito fácil. Havia apenas 2 conectores para toda a montagem. Acredito que os modelos anteriores tinham 4 ou mais conectores.
  • Eu não removi o volante do carro, pois não tinha um soquete grande o suficiente, então tive que remover os 2 parafusos às 3 e 9 horas cegos com um hexágono de 3 mm. Isso foi um PITA, pois você não conseguia ver nada e as hastes atrapalhavam. Isso levou mais tempo.
  • Depois de remover esses 2 parafusos, consegui remover com cuidado a montagem do módulo de acabamento de plástico/botões do volante. Uma vez removido, havia 3 conectores conectados: 1 para cada módulo de botão e 1 para o botão iniciar/parar. Eu não consegui descobrir como remover o conector do botão iniciar/parar, então removi os outros 2 para fornecer mais espaço e fui remover os 3 parafusos que prendem o módulo do botão esquerdo do volante por trás. Esses 3 parafusos foram um pouco difíceis de remover/instalar, pois as cabeças pareciam macias e queriam descascar. Vá devagar e experimente tamanhos diferentes de cabeça Phillips.
MES
  • Depois de reconectar a bateria, desativar o controle de cruzeiro, ativar o controle de cruzeiro adaptativo, fiz um alinhamento proxi. Eu negligenciei verificar o módulo ABS para o ângulo de direção, mas certifiquei-me de que o volante estava reto visualmente.
  • Após o alinhamento proxi, fui fazer a redefinição do ângulo de direção e fiquei alarmado quando não consegui executá-lo porque "Condições incorretas para executar este teste". Então fui ver o ângulo do volante no MES e dizia -2000 graus! Comecei a me xingar. Percebi que talvez eu precisasse fazer o procedimento para limpar os códigos, então liguei o carro, girei o volante até o fim para cada lado, de volta ao centro e depois desliguei o carro. Voltei para o MES, visualizei o ângulo do volante e, felizmente, ele estava lendo um valor normal, por exemplo, 1 grau. Então consegui fazer a redefinição do volante.
  • Concluí o restante das redefinições do sensor (calibração do sensor de aceleração lateral e longitudinal e redefinição da pressão do freio) e limpei os códigos no ABS. Depois de limpar os códigos no ABS, estava pronto para começar.
Eu ainda não ajustei os valores proxi para habilitar o TJA, então o botão TJA/HAS não faz nada quando pressionado. Também ainda não ajustei os valores proxi do Lane Assist. Não tenho certeza de qual é a diferença entre LKA e Active Lane Management e qual, se houver, posso habilitar. Qualquer orientação lá seria apreciada!

Volante antes
Image

Volante depois
Image

Image

Image

Image

41 - 60 of 76 Posts